quarta-feira, 22 de julho de 2009

Gravidez x Cafeína


Na minha primeira gravidez eu fiquei como que pisando em ovos. Tudo o que me diziam que não podia, eu não fazia de jeito nenhum. Tudo era arriscado, tudo era proibido. Foram 9 meses difíceis...rs


Agora sou uma grávida mais light. Aliás, sou uma grávida questionadora. Tem um monte de coisas que dizem que não pode, mas quando você vai se aprofundar um pouco no assunto, a resposta acaba sendo a mesma: não existem estudos suficientes.Quando engravidei do Vítor, era proibido tomar café. Terminantemente proibido, podia fazer muito mal. Como eu não gostava mesmo, nem liguei. Agora, na segunda gravidez, as coisas já mudaram: pode tomar, mas com parcimônia. Mas qual o limite de cafeína recomendado? Porque excluindo a cafeína do meu cardápio, preciso excluir:


- café (o que só tomo de vez em quando)


- chá mate (adoro)


- chá verde (gosto)


- coca-cola (amo)


E sabe-se lá Deus o que mais... Pro café, minha nutricionista diz 150 ml por dia. Como eu tomo cerca de 70 ml por semana, acho que dá pra compensar no resto, né? kkkk Bem, mas fui me aprofundar e olha só:


"Centenas de trabalhos foram publicados atribuindo a cafeína efeitos como teratogênicos, indutor de parto prematuro, recém-nascido de baixo peso e aborto. A relação entre a cafeína (do café, segundo os artigos ????) e o risco de anomalias reprodutivas sobre o ser humano tem sido periodicamente publicadas e revisadas. Alguns estudos avaliam o consumo de café outros de cafeína. Mas poucos citam o teor final da cafeína no café ou isolada nem os outros compostos presentes no café, como quinídeos que protegem dos efeitos da cafeína . A mais completa revisão sobre o assunto (Leviton, 2002) chega a conclusão de que não existem evidências convincentes até o presente que mostrem que o consumo de cafeína aumente o risco de qualquer anormalidade reprodutiva no ser humano (teratogenia, parto prematuro, aborto, etc). Os estudos que sugerem uma correlação entre a cafeína e risco na reprodução humana são observados em estudos de baixa qualidade em comparação com pesquisas consideradas como que quase ideais. Isto é importante nas pesquisas que sugerem crianças de baixo peso, parto prematuro, aborto espontâneo e anormalidades congênitas. Variáveis associadas quase sempre ao consumo de café são o tabagismo e o consumo de álcool, algo que nunca é especificado nas pesquisas que culpam a cafeína. especificado nas pesquisas que culpma a cafee cafe aixo peso, parto preamaturo e anormalidades congPor isto na atualidade, após tantos artigos negativos mas incorretos, é possível afirmar a cafeína é completamente inocente, sem risco e segura se consumida por gestantes, desde que em doses moderadas (1 a 3 xícaras diárias principalmente misturada com leite)"


Não se preocupem, depois de descobrir isso não pretendo tomar uma overdose de cafeína...rs

4 comentários:

Andréa Cipriano disse...

Olá Thaty!
Achei teu blog linkado num outro, e pelo que li, vi que vc é uma típica mãezinha de 2ª viagem, light mesmo. Tããããão mis fácil vc não acha?
Tenho 2 filhos tb: um menino de 11 anos e uma menina de 6, e como dá saudade de uma barriguinha, de um bebezinho, acompanho os blogs, e vivo esse período com vcs!
Virei sempre aqui.

Beijos!

Ana Medeiros disse...

Taty, não gosto de café mas adoro uma coca cola. Perguntei pro meu médico e ele disse que posso tomar sim! Só não é bom exagerar, me deu um a cota de duas latinhas por semana, nada mal ne??

Beijos

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Oi!! Cortei muitas coisas que AMO por causa da gravidez (café, vinho, chás). Não sou muito fã de refrigerantes, mas agora na gravidez tem dado muita vontade de tomar!!
Minha obstetra usou o seguinte argumento: "você daria uma caneca de café para o seu bebezinho recém-nascido tomar? Ou um copo de coca-cola? Colocaria 200 ml de coca-cola numa mamadeira e daria pra ele tomar na primeira semana de vida dele?"
CLARO QUE NÃO - respondi horrorizada.
Pois é, se a mãe toma uma caneca de café ou uma latinha de coca, é como se estivesse dando isso pro bebê..Afinal, o bebê come e toma o que a mãe ingere!!! Faz sentido, né?

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

  ©Template designer adapted by Ana by anA.