quinta-feira, 23 de julho de 2009

27 semanas

Desenvolvimento fetal - 27 semanas de gravidez Seu bebê está pesando quase 900 gramas, com um comprimento total de 37 centímetros. Os olhos abrem e fecham, ele dorme e acorda em intervalos periódicos e pode até chupar o dedo.

Desejar ao bebê que "sonhe com os anjinhos" nesta fase não chega a ser besteira. Há especialistas que acreditam que os bebês começam a sonhar por volta da 28a semana de gravidez. Com o que eles sonham? Ninguém sabe ao certo. O cérebro também está bastante ativo esta semana. Os sulcos característicos da superfície cerebral começam a aparecer, e mais tecido cerebral se desenvolve.

Se você sentir movimentos ritmados dentro da sua barriga, pode ter certeza de que são soluços, comuns esta semana e ao longo de toda a gravidez. Seu bebê soluça mesmo respirando líquido amniótico, e não ar. As crises de soluço não costumam durar muito tempo, e a sensação pode ser estranha, mas é mais engraçada que desagradável.

Seu útero já chega até a caixa torácica, o que explica a eventual falta de ar que você pode estar começando a sentir. A partir de agora você se sente mais pesada, e nos últimos três meses da gravidez pode sofrer alguns outros incômodos como cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes e coceira na barriga.

Se você tem sangue Rh-negativo, seu médico deve indicar nesta época um exame para detectar anticorpos anti-Rh, também chamados de anti-D, e aplicar uma injeção para combater a incompatibilidade e evitar problemas com o bebê. Talvez o médico indique a repetição da injeção com 36 semanas.

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito - mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

1 comentários:

Lu Boury disse...

cada dia que leio algo novo sobre a gestação eu fico mais e mais fascinada! que negócio explendido o nenem soluçar dentro da agua e sonhar mesmo ainda nao tendo vivido nada...acho o maximo realmente. Ser mãe é mesmo um dom de Deus, o melhor deles! aprendi a dar valor a isso, a essa dadiva e cada vez mais quero ser a melhor mae do mundo pra minha bebezinha. hehehe to com 3 semanas a mais que vc...vou na frente, depois te conto. hahah brincadeira, to morrendo de medo mas no fundo ansiosa pra que chegue logo. beijaoo

  ©Template designer adapted by Ana by anA.