segunda-feira, 20 de julho de 2009

Irmãos


Já faz algum tempo que eu ando me preparando psicologicamente para os ciúmes que o Vítor com certeza terá da irmã. Até comprei um livrinho bem legal, o "Criando Irmãos Felizes e Amigos", das escritoras Jan Parker e Jan Stimpson. Não que eu ache que lendo e me preparando antes eu vá estar imune ao problema, mas acho que se eu estiver informada sobre o assunto, talvez possa encarar o problema mais como uma coisa corriqueira e inevitável, mas que pode ser contornada e não como um grande elefante, atravancando minha vida. Principalmente em uma fase que já é tão conturbada normalmente.
Até pouco, a ficha do Vítor ainda não tinha caído. Ele racionalmente sabe que tem um bebê na minha barriga e que vai ganhar uma irmã. Mas acontece que ele nunca viu realmente o que acontece com uma mulher grávida, o que me leva a pensar que ele ainda não conseguiu absorver exatamente o que vai acontecer em nossas vidas.

Este final de semana ele me supreendeu com a pergunta: qual é o seu filho favorito, eu ou a Alice? Na primeira vez eu olhei pra ele com cara de quem acabou de ouvir uma piada boa, disfarcei e não respondi. Mas ele é persistente, no dia seguinte me perguntou de novo. Mas muitas horas já haviam se passado e eu já estava pronta pra responder: "Mãe não tem esse negócio de filho favorito. E se uma mãe diz pros filhos que tem um favorito, ela não é uma boa mãe. Você imagina se eu digo pra você que a Alice é minha filha favorita, você ia ficar muito triste, não ia? E se eu digo pra Alice que você é meu filho favorito, ela ia ficar muito triste, não é? Então, mãe não tem filho favorito, ela ama os dois do mesmo modo. Tem um pedacinho do coração separado pra cada um, do mesmo tamanho, com o mesmo amor".

Acho que me saí bem, porque ele sorriu e não perguntou mais nada - coisa rara de acontecer, normalmente ele é um saco sem fundo pra perguntas. E me lembrei de uma amiga que me disse, há muitos anos, que esse negócio de amar mais um filho do que o outro não existe. O que existe é ter mais afinidade com um ou com outro. Se isso é verdade mesmo eu ainda não sei, mas me parece muito real.
De qualquer modo, logo eu irei saber. Enquanto isso eu rezo para que ele tenha a mesma paciência que o Charlie tem com a Lola...rs

0 comentários:

  ©Template designer adapted by Ana by anA.