quinta-feira, 3 de setembro de 2009

33 semanas de gravidez


Como seu bebê está crescendo

O estirão continua: no fim desta semana, seu bebê pode já ter 44 centímetros de comprimento. A esta altura, ele deve estar posicionado com a cabeça para baixo -- é o que acontece com a maioria dos bebês --, mas pode ser que ainda mude de posição. Seu médico vai monitorar com atenção a posição do bebê nas próximas semanas. Alguns bebês resolvem ficar sentados, o que pode prejudicar a perspectiva de parto normal.

A cabeça do seu bebê ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Um dos motivos para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão ficando cada vez mais rígidos. A pele do bebê também perde o aspecto avermelhado e enrugado.

Se for o seu primeiro filho, há mais chances de o bebê encaixar a cabeça na pelve esta semana, pressionando seu colo do útero. (Isso acontece com cerca de metade das mães de primeira viagem).

Para quem já teve outro filho, a previsão é que o encaixe aconteça uma semana antes do parto -- e em algumas mulheres o bebê só "desce" no começo do trabalho de parto.

Como fica sua vida


Talvez seus pés, suas mãos, seu rosto e seus tornozelos estejam um pouco inchados. A retenção de líquidos, também conhecida como edema, costuma ser pior quando está muito calor, e no fim do dia. O surpreendente é que o que ajuda é beber mais líquido, e não menos. Portanto, capriche nos sucos e na água.

Também tente reduzir o consumo de sal e de açúcar e descanse com os pés para cima. Se por acaso o inchaço for muito grande ou repentino, e você começar a sentir dor de cabeça, é melhor procurar ajuda médica para medir sua pressão, porque esses podem ser os sintomas da pré-eclâmpsia.

Dicas úteis

Você já começou a produzir leite? Converse com quem já amamentou para saber o que esperar dos primeiros dias. Dar o peito ao seu filho é uma experiência incrível -- mas tem lá seus segredos.

3 comentários:

Liane Giesel disse...

Acabou que respondi seu comentário no meu blog.
;P
E vc como está? Melhorou?
Bjos

Marla Gass disse...

A Valentina nasceu neste momento... Fiquei sem saber como é o resto da gravidez! Hehehe
Tu tá linda!
Bjão

John disse...

um par de dias atrás, li uma informação sobre a gravidez chamado sildenafil citrate, eu achei muito bom para aprender sobre isso como muito bom

  ©Template designer adapted by Ana by anA.