segunda-feira, 1 de junho de 2009

Desengonçada


Agora eu ando me sentindo o fazendeiro do filme Men in Black, quando o inseto entra no corpo dele e ele fica andando todo desengonçado, com o esqueleto mal acomodado dentro da pele. É só eu ficar um tempinho parada (deitada ou sentada) que quando eu levanto tenho que "colocar" todos os ossos do quadril no lugar.

Eu já sabia que era o "quadril abrindo", mas fui pesquisar pra encontrar uma resposta mais científica e menos "popular". Resultado: durante a gestação as articulações ficam com maior mobilidade e isto freqüentemente ocasiona dores nas costas e em articulações como o joelho e o tornozelo.

Isso é efeito de um hormônio chamado relaxina, que aumenta o número de receptores para a ocitocina, além de produzir um ligeiro amolecimento das articulações pélvicas (articulações da bacia) e das suas cápsulas articulares, dando-lhes a flexibilidade necessária para o parto (por provocar remodelamento do tecido conjuntivo, afrouxa a união entre os ossos da bacia e alarga o canal de passagem do feto).

Tem ação importante no útero para que ele se distenda, a medida em que o bebê cresce.
A relaxina tem o seu pico de produção na 14ª semana, e permanece em seu sistema depois bebé nascer caindo rapidamente aos seus níveis logo após o parto.

Só espero na hora do parto eu eu seja bem recompensada por sentir isso agora!

1 comentários:

Jeniffer disse...

Olá, vc vai fazer parto normal? Eu quero, mas às vezes bate um medo...

  ©Template designer adapted by Ana by anA.