segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Eu ando meio que fugindo de escrever aqui esses dias. Passei batido os oito meses que completamos na semana passada. Mas é que acho que há algo errado com meus hormônios, ando me sentindo meio deprimida, mais do que o normal para uma pessoa grávida. Estou me sentindo cansada, enjoada, com muito sono, sem vontade de comer, sem vontade de sair... Amanhã tenho uma consulta com minha GO, vou conversar com ela e falar dos sintomas, vamos ver o que ela acha, li que nesta fase da gravidez é comum aparecer uma espécie de depressão gestacional, puramente hormonal e controlável.

As vezes fico me perguntando se pode ser isso ou se não é mesmo a situação toda que me deixa assim, meio "down". Trabalhar em casa pode ser bom porque me desgasto menos, mas também tenho menos contato com as pessoas. Além do mais, umas coisas que aconteceram lá me deixaram bem chateada e decepcionada. Um dos advogados queria por que queria usar o meu micro (só servia o meu), sendo que estávamos na véspera do lançamento de nossa nova página, eu estava atolada de serviço, no meio de um backup, com o publicador da página aberto e ao telefone com meu chefe e com o cara que fez a página. Foi um show, ele gritou comigo e até me ameaçou de demissão. Uma beleza. O bom é que você acha que apareceu alguém pra me defender? Que nada. Verdade seja dita que nem eu falei nada, não ia adiantar. O cara estava transtornado e se acha o dono da razão, o que eu poderia dizer que iria mudar a situação. O que mais me chateou é que ele não tinha direito de me tratar assim em situação nenhuma, imagina estando grávida de 8 meses. E, tirando o meu chefe direto, que me pediu milhões de desculpas (sendo que ele sempre foi educadíssimo comigo), ninguém mais se manifestou e parece que vai ficar por isso mesmo, terminar em pizza.

Outra coisa que anda me deixando muito triste é a postura dos pais do Gu. Não que eu achasse que algo fosse mudar depois da gravidez, afinal eles nunca gostaram mesmo de mim. Aliás, falei ontem pra ele: também, você foi escolher a dedo a pessoa que mais irritaria sua família, né? Mais velha, com um filho, que não é rica e ainda por cima, preta! :-) Pelo menos percebo que nem todo o meu humor foi embora ainda. Mas voltando à vaca fria, essa situação que não muda nunca já me cansou. Todas as vezes eu sou forçada (por mim mesma) a esquecer todas as ofensas do passado e ir lá, tentar um recomeço. E todas as vezes ouço a promessa de que "dessa vez vai ser diferente". E, claro, nunca é diferente. Chega ao cúmulo deles acharem que nós é que temos que ir lá (eles moram no interior de São Paulo) para visitá-los, sendo que eles nunca vieram aqui nos visitar! Foram capazes de ir a Caldas Novas, que fica aqui do lado, e nem passar aqui pra ver o próprio filho. Nós é que temos que ir lá. Gravidez de 8 meses?? Que isso, não é problema! Passar umas 10 horas dentro de um ônibus neste estado?? Que nada! Gripe suína?? Besteira!! E, no frigir dos ovos, a culpa - claro - é sempre minha. Porque sou eu a intransigente, mesmo tendo escutado absurdos incríveis sobre mim e mesmo assim ter feito de conta que nada aconteceu e ainda ter ido lá, por amor ao Gustavo. Sorte que pelo menos as coisas falam por si só e o Gu não precisa que eu fale nada para que ele veja a verdade. Sorte que tenho um marido maravilhoso, que está ao meu lado. Mas tudo isso me deixa muito triste, inclusive ver a dor que isso causa nele, a indiferença dos pais quanto à nossa filha, a primeira neta deles.

Bem, mas seja lá o que for, hormonal ou com razão, sei que vou ver o que é possível fazer pra me sentir um pouco mais disposta. Afinal, estou na reta final e agora preciso de toda a energia possível! O desabafo aqui foi providencial, porque ando com isso entalado na garganta há dias.

Prometo que vou tentar, nos próximos dias, trazer uns posts mais alegrinhos. Se Deus quiser, isso estará refletindo o meu humor!

E pra alegrar um pouquinho...

...quem consegue ficar triste por muito tempo com esse meu carrapicho amoroso??

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Chegou!!

Hoje chegou o kit de berço da Alice, que encomendamos pelo Mercado Livre. Realmente, valeu a pena! Mesmo com o preço do frete ainda ficou mais barato do que comprar um da mesma qualidade em uma loja daqui. Sem contar que aproveitei e comprei o porta-fraldas e o porta-bebê, no mesmo padrão de cores.

E não podia ter chegado num dia melhor. Minha mãe tava aqui em casa e ficamos todos (eu, ela, Vítor e Gustavo) babando e colocando logo no berço. Aproveitei e montei também o móbile, que é igual ao que o Vítor tinha quando bebê, mas com bichinhos do mar.

Ah! Eu prometi que se tudo chegasse certinho, eu ia fazer propaganda e colocar o link aqui. Então aí vai: comprei na Laura Baby, mas pelo Mercado Livre, onde os preços são um pouquinho mais baratos. Pra acessar a Laura Baby clique aqui. Pra ir direto ao link do Kit de Berço no Mercado Livre, clique aqui.




terça-feira, 25 de agosto de 2009

Gravidez e estrias

Eu li este texto no blog da Lu Brasil e concordo com cada vírgula, embora eu esteja com uma gravidez de defasagem em relação a ela. :-) Quando eu estava grávida do Vítor, quase morri de tanto passar cremes caros e não adiantou absolutamente nada. Minha barriga ficou cheia de estrias, as quais ficaram por lá mesmo, fiquei protelando um tratamento. Ainda bem! Descobri (a tempo, ainda bem) que as estrias são sempre as mesmas, nos mesmos lugares e que se você tratá-las, é muito provável que elas voltem na próxima gestação.

Resultado: não tenho nenhuma estria nova agora. Só as que eu já tinha antes, então não sinto que meu mundo acabou - o que eu sentiria, com certeza, se tivesse gastado rios de dinheiro com o tratamento.

Mas eu nunca vou escrever sobre isso melhor do que a Lu, então aí vai o delicioso texto dela:

Desiludindo Grávidas – Parte 1/2056 - ESTRIAS


Do alto dos meus 1,57 cm da minha terceira gravidez eu vejo tanta coisa das prenhas de primeira viagem que tenho que me policiar pra não acabar com os doces sonhos delas (nem sempre eu consigo hehe)

Hoje vamos falar de estrias?

Ah eu enquanto primípara acreditava mais (ou pau-a-pau ) em creme pra prevenir estrias do que em God. Ô Céus! Eu não sei como eu não deslizava da cama pro chão de tanto que me besuntava. Era um tal de comprar tudo que eu via que me dissesse que meu corpitcho virgem de prenhez não ia ficar que nem areia de praia em maré seca.

Desilusão, desilusãããão, danço eu dança voce na dança da solidão.

Como até engravidar de Lorenzo o maior peso que eu tinha tido na vida era 52 (e me achei enorme de gorda e tratei de voltar aos 49), a pele que nunca tinha se escancarado tanto sofreu, e minha bunda ficou HORRIVEL, umas estrias vermelhas e grossas atravessando de um lado pro outro. Coisa triste de ser ver.

Daí me disseram, é só não pegar sol. E isso sim foi verdade, passei mais de ano sem botar o rabo pra cima numa piscina e sumiu tuudo.

Na gravidez do Rico ainda comprei um óleo bifásico que usava na hora do banho, mas a cremarada toda já tava fora da validade mesmo…então, fiz que nem o Massê, joguei fora, porque mia fia, se você tem tendência a ter estria, pode fritar peixe com óleo de amêndoa paixão que não vai resolver. Vou te mentir mana? Pega esse dinheiro aí e compra umas batinhas legais, um creme cheiroso pra fazer a dança do ventre (pegou? pegou?) pro maridus, ou sei lá, deposita na minha conta que eu compro tudo de mentex.

Nessa gravidez agora meus cuidados com a pele se resumem a um resto de oleo paixão que alguma secretaria esqueceu no meu banheiro e quando eu sinto que a pele tá repuxando eu passo na hora do banho, mais por conforto do que por prevenção, rezando 4 orações pra nossa senhora da pele refinada e pulando num pé só. Ah tem também um resto de óleo da Natura que a Rita me deu no meu niver passado e as vezes uso o sabonete em óleo da Nívea. Tá as vezes eu misturo tudo e passo só de uma vez num vibe compulsiva “eu me cuido tá?”. NOT.

Vale ressaltar em minha defesa que mesmo engordando 23 kg na gravidez de Rico não me abriu sequer uma estriazinha dos infernos, e tô torcendo pro Angelo resguardar a mamaezinha aqui desse malefício.

Mana, genética…genética….

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

31 semanas (última quinta)


Vítor tirou esta foto da mamãe e da irmãzinha, no dia em que completamos 31 semanas de gestação (quinta). Nesta semana completamos 8 meses!!

sábado, 22 de agosto de 2009

Nostalgia

Tudo começou assim (37 semanas, Ano Novo com meu amado pai)...


E ele nasceu (1 semana)...

Ele era assim (3 meses)...



Ficou assim (2 anos)...

E assim (4 anos)...

Esse menino é meu príncipe!!!!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Tuíteiras grávidas


Faz pouco mais de dois meses que descobri o Twitter. (não sabe o que é? clique aqui então) Nunca teria entrado se não fosse uma obrigação profissional. Então resolvi fazer um pra mim, pra treinar melhor, e acabei ficando meio sem saber o que fazer.

Aí adicionei uma colega virtual grávida, que me levou a outra, a outra, outra... e no fim meu twitter ficou grávido! Mas também tem recém-paridas e tentantes. E descobri uma válvula de escape perfeita, ótimas ouvintes pras minhas queixas. Porque só uma grávida (ou mãe recente) pode entender as queixas de outra grávida sem achar que ela é uma completa chata.

Sem falar nos preparativos, nas emoções compartilhadas, nas super ofertas que uma encontra e muitas aproveitam, nas dicas que só quem acabou de ter um filho pode dar. É como se, de repente, todas as pessoas ao seu redor estivessem passando pela mesma fase que você, de gravidez e bebês pequenos. E todas elas entendessem o que você está passando. E dessem dicas ou pedissem dicas sobre um assunto que te interessa mais do que tudo. Enfim, tô amando minha nova vida de "tuíteira"! Quer entrar nessa vida também? Me adicione também, clicando aqui.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Enquete velha e enquete nova

Bem, findou o prazo da enquete ali do lado e eu, viciada que sou (ué, trabalho com jornalismo e site, preciso mesmo trocar a enquete no trabalho) tô logo colocando outra.

Mas o resultado desta ficou assim:

8 pessoas votaram em "Aproveita agora, porque você nunca mais vai dormir na vida!"

6 pessoas votaram em "Tem certeza de que é um só?"

2 pessoas votaram em "Você não tá engordando demais?"

e 2 pessoas votaram em "Tem certeza de que é mesmo um(a) menino(a)? Sua barriga tá pontuda (espalhada)..."

Agora vai lá e vota na outra. Fica no ar até dia 01 de setembro!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vamos às coisas boas

Hoje encomendei o kit de berço da Alice, olha que gracinha:


Também encomendei, na mesma loja, o porta-fraldas (não vai ser desta cor)...


... o porta-bebê...

... e um kit extra de jogo de lençóis.



Quando chegar, se estiver tudo dentro dos conformes, divulgo o nome da loja, tá?
Eu sei que ando meio chata nos últimos dias. Não é o tempo todo, mas como eu normalmente uso esse blog e o twitter pra desabafar, acho que pareço mais chata do que realmente sou na vida real.

Hoje, numa conversa trivial no twitter (e... perdão, Lu Brasil, você deve achar que sou doida! kkk), de repente clarearam as coisas e acho que começo a entender o que me causa tanto mal humor. Eu sempre tive controle das coisas. Sempre dei conta de cuidar do Vítor, da casa (temos faxineira uma vez por semana), do trabalho e dos esquecimentos do meu amado marido. Eu simplesmente ia lá e resolvia.

Acontece que de um tempo pra cá eu não tenho mais sido eu mesma. Minha mente já não tem mais a clareza que tinha antigamente. Meu corpo não tem mais a mesma agilidade de antes. Eu, que adoro dirigir, tenho preferido que os outros dirijam pra mim, porque ando percebendo que meus reflexos não têm sido os mesmos. Eu sei que tudo isso é da gravidez, que o sangue que irrigava meu cérebro está dando preferência para o meu útero. Eu sei de tudo isso.

Só que a vida continua a andar do jeito que andava antes, nada está andando mais devagar porque eu estou mais devagar. Os projetos profissionais continuam a andar e os prazos continuam a chegar. A casa continua a ter suas necessidades e o marido e filho continuam a fazer o que sempre fizeram: bagunça. E a faxineira continua a fazer o que ela sempre fez: limpar um pouco e colocar todo o resto em locais totalmente inacreditáveis, conseguindo enlouquecer até mesmo uma pessoa que esteja totalmente dentro dos padrões normais de sanidade. (por sinal, já chega pra mim, ela já deu o que tinha que dar. Já não estou em condições de me aborrecer ainda mais)

Pra completar, tem o negócio da glicose alterada. E eu, que nunca fui fã de doces, mas podia me dar ao luxo de comer um quando tinha vontade, agora não posso nem pensar nisso, porque não estarei apenas me prejudicando, mas também a Alice. Então tenho que ser duas vezes mais controlada. E nem o que eu posso comer, não posso comer na quantidade que quero, porque fico com azia e refluxo. Como é que eu faço pra estravazar?

Ah, você pensa que acabou? Não, ainda estou trabalhando em casa, para me proteger da gripe suína que anda vitimando grávidas por todo o País. Isso me deixa ainda mais isolada dos meus amigos e do que anda rolando no trabalho.

Mas apesar de todas estas reclamações, agora que detectei o problema, fica mais fácil lidar com ele. Tentar resolver de outro jeito por aqui, fingir que ignoro por ali, ter mais paciência acolá. Sorte que eu posso contar com a minha mãe, que tem vindo muito aqui em casa e me dado a maior mão do mundo, com tudo. E sorte que faltam aproximadamente sete semanas...

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sonhos de consumo

Se eu vou tê-los ou não, eu não sei. Mas que adoraria ter, ah como adoraria!!!

Baba Eletronica Video Cor - Sensor Movimento, Som E Xixi

Detecta som, movimento e xixi.

Possui visor de 2,4" TFT LCD colorido o maior do mercado

Ótima resolução e nitidez de imagem

4 canais de frequencia para prevenir interferencias, excelente funcionamento (até 100m *)

Alarme de Movimento

O sensor detecta o movimento do bebe e dispara o alarme (3 sensibilidades)

Alarme de Som

Detecta o choro do bebe e dispara avisando

Xixi

Colocando o sensor de humidade (incluso) em uma fralda ou embaixo do lençol ele avisa quando detectar

Móbile Ursinhos Fofinhos - Fisher-Price

O Móbile Ursinhos Fofinhos ilumina o quartinho do bebê com um céu repleto de estrelas. O móbile projeta imagens de estrelas em todo o cômodo. A mamãe pode escolher uma das cinco opções musicais (canções de ninar, sons da natureza ou músicas new age) conforme os personagens dançam ao som da música. O Controle Remoto permite às mamães ligar e desligar o móbile sem atrapalhar o sono do bebê. Este móbile acompanha o crescimento do bebê, pois o seu modo "cresça comigo" permite que seja colocado na mesinha de cabeceira ou na cômoda. Assim, poderá acalmar e confortar bebês maiores e criancinhas pequenas.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Grávidas e o mistério do diet e light

No fim de 2007 tive um problema de resistência à insulina. É um passo para chegar à intolerância a glicose e, logo depois, à diabetes. Lutei muito para reverter esse quadro e aprendi muito sobre light e diet, porque fui totalmente proibida de ingerir açúcar. E o pior é descobrir que, por falta de regulamentação, a gente muitas vezes paga caro por algo que não tem absolutamente nada demais.

Ao engravidar, sofri um pouco no início, porque como não era recomendado tomar adoçantes (só a sucralose, que é super difícil de achar em produtos industrializados), tive muitos gases por causa do açúcar que fermentava em mim. Mas logo me adaptei e, no começo, meus índices de glicose estavam excelentes.

Mas entre a 24 e a 29 semana, a placenta começa a produzir um hormônio anti-insulina, o que pode causar na grávida pré-disposta a intolerância à glicose e a diabetes gestacional - o que está sendo o meu caso. E aí, como agir?

De acordo com a minha nutricionista, os únicos totalmente liberados são os naturais, como a sucralose (derivado da cana), a frutose (de frutas), a stévia (de uma planta) e a lactose (do leite). Depois disso, ainda dá pra usar, em casos isolados, o aspartame. Evitar a todo custo o ciclamato e a sacarina (derivados de petróleo).

E você deve estar se perguntando qual é o mistério, enfim. Acontece que o Brasil não tem regulamentação para os produtos lights e diets, o que faz com que tudo vire uma grande bagunça. Quer um exemplo? Se você não pode ingerir açúcar, fica muito complicado tomar iogurte. A maior parte das marcas existentes no mercado se dizem lights simplesmente porque usam leite desnatado. Raras trocam o açúcar por adoçante. E eu ainda não descobri uma que use sucralose, o que significa que eu não posso tomar iogurte nenhum. Como adoro, estou comprando coalhada e adoçando eu mesma.

O light então seria aquele produto que, de um modo ou de outro, reduziu calorias. Não interessa se foram 10 ou 100 calorias. As barras de cereais, por exemplo. Eu pagava mais caro por uma barra light até começar a ler o rótulo com atenção e ver que a diferença entre ela e uma barra normal era de aproximadamente 10 calorias. A normal tinha 110 e a light tinha 100, ou 90.

E o diet? Teoricamente, o que é diet não pode ter açúcar. Seriam produtos destinados, por exemplo, aos diabéticos. Por isso, nem sempre os produtos diets servem para emagrecer. O chocolate diet por exemplo, é muito mais calórico do que o normal, porque para compensar a retirada do açúcar é preciso aumentar muito a gordura do produto. Não é para emagrecer, é para que um diabético não precise se privar de comer chocolate.

Aprendi então que o segredo é ler o rótulo com muita atenção. Fazendo isso descobri muitos pães integrais que não eram tão integrais assim, iogurtes que eu jurava que não continham açúcar (como o Molico, que eu adoro), que só uma marca de produtos do tipo Danette que são lights realmente não usa açúcar, que é muito raro achar um suco que use sucralose, que é impossível achar um sorvete que use sucralose (e é quase impossível achar um que use adoçante).

Por sinal, demorei pra descobrir a sucralose. Achei que todo açúcar light era sucralose, mas também é uma bagunça. Cada um tem uma fórmula diferente e um preço diferente. Aquele Magro usa sacarina sódica e ciclamato sódico. O Açúcar Light União mistura sacarose com sucralose. O Línea é só sucralose, mas em pó vem em envelopinhos, um saco abrir um por um. Tem o culinário, que vem numa embalagem maior, mas é caro e não dura muito. Tenho então utilizado o da União mesmo, mas também ninguém aqui em casa mais usa outra coisa. rs

Bem, agora é ficar firme pra garantir a saúde da minha baixinha. Porque se eu evoluir pra diabetes gestacional ela pode ter macrossomia e sofrer de hipoglicemia ao nascer (o pancreas dela está produzindo muita insulina por causa do meu sangue. Mas qdo ela nascer não vai mais receber o meu sangue e aí pode dar queda na glicose). E é claro que eu não vou querer que isso aconteça, então estou me esforçando bastante!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Mais rapidinhas

Primeiro, vou me "vingar" da faxineira e dedurar aqui o que ela faz:


- Fulana, procura tal coisa pra mim.


- Eu não sei onde tá.


- Eu sei que você não sabe, mas tô te pedindo pra procurar.


- A senhora sabe mais ou menos onde está?


E eu penso: se eu soubesse, ia procurar eu mesma. Ao contar a história pro Gustavo, ele diz que eu devia ter dito que sabia, pra ela ir procurando e eu ia dizendo se tava quente ou frio...


********************************************************************************


Mais uma: o condomínio tá em racionamento de água, entre as 12 e as 18 horas. Gustavo avisa a ela pra fazer tudo que envolva água antes do meio dia. Dá uns minutos e ela vem me perguntar se eu acho que ela deve lavar o quintal de manhã. Eu respiro fundo pra não rir e digo que só vai ter água de manhã, pra ela lavar tudo o que tiver que lavar nesse horário. E aí me vem a pérola:


- É que eu sempre faço tudo de manhã, mas lavo o quintal às 14 horas. Acho que é melhor então eu lavar de manhã, né?


(Acho que se eu dissesse que não achava melhor, ela ia inventar a lavagem a seco de quintal)


********************************************************************************


Vítor só assiste Discovery Kids. Mas agora, na hora de dormir, ele diz que vai começar a novela dele: a Caminho da Cama.

*********************************************************************************


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Gravidez e a paciência de Jó


Acho que já falei isso aqui antes, mas como é assunto recorrente na vida da gestante, vai ser assunto recorrente aqui também. Grávida tem que ter paciência de Jó.

(Pausa para uma explicação: Jó é personagem do velho Testamento, que sofreu muito. De acordo com a história, Deus e o Diabo fizeram uma aposta e muito sofrimento foi imposto a Jó para ver se ele mantinha sua fé mesmo com todas as adversidades. Apesar de tudo, ele se manteve paciente, perseverante e fiel a Deus. Daí veio a expressão. Fim da pausa)

Bem diz nossa colega do Blog da Grávida, que precisamos ter um "filtro gestacional de ouvido".

Primeiramente, a grávida tem que ter um sorriso sempre guardado na bolsa, para usar nas horas em que escuta frases célebres, como "tem certeza de que aí só tem um", "essa barriga é de menino (a)", "você está com azia, o bebê vai ser cabeludo" e "nossa, você já tá quase parindo, né?", entre outras. Também tem que desenvolver um certo olhar meio perdido, algo meio como o Harry Potter fazia em uma aula chata que eu não me lembro mais, correndo o risco de acharmos que somos retardadas. Tudo bem, o que náo fazemos para manter nossa sanidade mental, não é? Esse olhar aí, juntamente com o item "entrar por um ouvido e sair pelo outro" é de grande importância, principalmente na hora dos conselhos "utéis", como "besteira não beber durante a gravidez, não faz mal", "quando eu estava grávida não sentia nada disso", "gravidez não é doença, você está é com frescura" e outros bem legais que seguem a mesma linha.

Outros itens que testam a paciência da grávida me foram lembradas por outras colegas. Uma tem uma sogra que é um "anjo", que cismou que o primeiro neto precisava ter o nome dos bisavós. Nomes horríveis, por sinal. Sorte que ela fez pé firme e disse que se ela queria uma homenagem, fizesse um busto e colocasse no jardim, que ela bancava a banda da inauguração. Essa mesma colega anda sofrendo com essa "amável" sogra, pois não pode nem se preocupar com a saúde do bebê que está na barriga, porque vai passar "maus fluidos" para o bebê. Como disse bem outra colega, se preocupação de mãe prejudicasse bebê, todos iam nascer tronchos, porque qual a mãe que não se preocupa??

A outra tem um blog muito legal e comentou o afã das pessoas em opinar sobre o nome do bebê. Basta ouvirem que o nome não foi escolhido pra começarem a desaguar em opiniões. Oi?? Alguém disse que tô querendo ajuda??

Tem ainda o lado familiar. O lado maternal então... elas ajudam que é uma beleza, mas o que precisamos ouvir em troca não está no gibi. A minha disse que não vou lavar as roupas da minha filha, porque vou enchê-las todas de pelinhos. Então tá, quero ver até quando ela vai aguentar ficar na minha casa lavando roupa. Na minha primeira gravidez, ferveu tanto as conchas de amamentação pra esterilizar que as derreteu.

E, para finalizar, vale lembrar que a partir da hora em que as pessoas descobrem que você está grávida, fazem as mesmas perguntas. Claro que é delicadeza delas, querem mostrar interesse e puxar assunto. Mas imagina passar por isso todos os dias, em todos os lugares em que você vai, por uns 5 ou 6 meses? "Tá com quanto tempo?", "É pra quando?", "Já sabe se é menino ou menina?". Ah, tem também as perguntas com resposta programada: "Como é que está esse bebezão?". "Como está essa barriga?".

Ah, quase que esqueço de uma coisa importante! Grávida que não gosta que peguem na barriga sofre muito, muito mesmo. Eu, particularmente, não me importo, apesar de achar meio desconcertante. Mas aquelas que não gostam muito de contato físico passam apertado, porque não há uma amiga que resista a passar a mão no barrigão. E quem sabe ainda não sentem uma mexidinha, de lambuja?

O jeito então é respirar fundo e aguentar firme, Principalmente porque depois que o bebê nasce a coisa piora...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Últimas do baixinho

Mando que ele arrume o quarto antes de ir dormir. Dá um tempo e ele aparece na minha porta:

- Se a Alice já tivesse nascido, meu quarto já tava arrumado.

E eu olho pra ele com cara de interrogação...

- Claro, ela ia poder me ajudar, né?

(Explicação: lá em casa é assim, quem brincou arruma a bagunça. Como ele brinca sozinho - e faz bagunça sozinho - ele arruma sozinho)

29 semanas

Como seu bebê está crescendo

Seu bebê está pesando cerca de 1,1 quilo, com 38 centímetros de comprimento. Nos meninos, os testículos descem de perto dos rins até a virilha, a caminho do saco escrotal. Nas meninas, o clitóris fica relativamente saliente, porque ainda não foi coberto pelos lábios vaginais -- que vão crescer e cobrir o clitóris nas últimas semanas antes do nascimento.

A cabeça do seu bebê está crescendo, e o cérebro se desenvolve bem depressa. Quase todos os bebês são capazes de reagir a sons na 30a semana de gestação.

As necessidades nutricionais do bebê chegam ao ponto máximo no terceiro trimestre. Você vai precisar de muita proteína, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio (cerca de 200 miligramas de cálcio são depositados no esqueleto do bebê por dia), portanto prefira alimentos ricos nesses nutrientes.

O esqueleto do bebê fica cada vez mais rígido, e o cérebro, os músculos e os pulmões continuam amadurecendo. Dê uma olhada no nosso guia da boa alimentação para ter certeza de que está recebendo os sais minerais e as vitaminas de que precisa.

Como fica sua vida

Seu apetite está aumentando, porque o bebê está num estirão de crescimento e precisa de energia, mas tente resistir à tentação de comer doces e alimentos gordurosos demais.
É importante ingerir bastante ferro, que ajuda o bebê a produzir os glóbulos vermelhos -- e impede que você fique anêmica.

Os suplementos de ferro, como as multivitaminas para grávidas, podem causar prisão de ventre. Para combater o problema, é recomendável comer bastante fibra. Mas, se o incômodo for muito grande, a solução pode ser investir nos alimentos ricos em ferro, como carne vermelha e folhas verde-escuro, para diminuir a quantidade de suplemento -- sempre conversando antes com o médico.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Perguntas e mais perguntas

Todos os dias eu levo e trago o Vítor da escola. É um percurso de aproximadamente 15 minutos, no qual em um momento preciso atravessar uma BR em pleno horário de rush para poder pegar o retorno. Acredito que isso explique bem porque nem sempre estou disposta a responder perguntas que exijam respostas muito elaboradas.

É, porque corro o risco de parecer uma mãe exagerada, mas a verdade é que o Vítor tem cinco anos mas as perguntas dele as vezes são bem difíceis. E não adianta me dizerem que eu é que quero dar as respostas elaboradas não. Eu não quero nada, queria era dizer aham e pronto. Ele é um poço sem fundo pro conhecimento, dá nó em pingo d'água e exige ao máximo até das professoras. Basta dizer que ele é o único da sala dele que já está lendo. Além dele, só um outro coleguinha vai seguir o mesmo caminho até o final do ano. Lembrando que a professora tinha me dito que no ritmo que ele estava seguindo, seria no final do ano que ele estaria começando a ler...

Bem, mas vamos voltar ao motivo deste post. Estávamos voltando da escola hoje e ele começa com as perguntas:

- Se a mãe vai ao médico e descobre que o bebê não está bem, o que ela faz?

- Dependendo do caso, o médico resolve tirar logo o bebê da barriga. Muitas vezes ele sobrevive e não tem mais problema.

- Aí o bebê vai praquele negócio, né? A incubadora?

- É.

- Que eu sei o que é. É um aquário de bebês.

- Como assim?

- Não é cheio de água, que nem a barriga da mãe?

- Não, é um bercinho de vidro, com dois buracos do lado pras enfermeiras cuidarem do bebê.

- Mas a Alice já vai saber nadar quando nascer, né?

- Não, ela não vai. Mais tarde ela vai aprender, como você está aprendendo.

- Ué, mas ela não tá no meio do líquido na sua barriga?

- Está, mas lá dentro ela não respira. E aqui fora se ela for pra água vai ter que aprender a não respirar a água.

(pausa explicativa: vou pular aqui o pedaço em que explique como os cães já nascem sabendo nadar e o que é instinto, pq senão o post vai virar é livro e vou sair muito do assunto)

- E quando é que ela vai respirar? Ela não respira na sua barriga????

- Não. Eu respiro por nós duas.

- Como???

(pausa de novo. Vou pular também o pedaço em que explico como o ar que eu respiro vai pro sangue e etc e tal)

- Você lembra do cordão umbilical? Pois é. O sangue que leva o alimento pra ela, leva também o ar.

- Ah. Respirar é muito importante, né mamãe?

E eu aliviada porque parecia que o interrogatório finalmente tinha acabado:

- É, muito importante...

Graças a Deus ele não me perguntou porque o ar que a gente coloca pra fora é "sujo" (ele até chegou a perguntar se era como o que acontece com o cocô - que foi outra longa conversa), porque eu não estava nem um pouco afim de entrar nos conhecimentos de química, CO2 e tudo o mais! kkkk

E pra quem acha que realmente estou exagerando, que o menino não quer saber tudo isso não, agora tenho testemunhas. Já faz um tempo que ele anda me bombardeando com perguntas sobre polícia, coisas "simples" do tipo "Qual a diferença entre a Polícia Civil e a Militar", "por que a polícia militar não tem delegacia" e "o que faz a polícia federal". Aliás, ele anda paranóico com policiais, não pode ver um na rua que fica dando tchau desesperadamente, tô vendo a hora em que um vai me parar pra perguntar se não estou sequestrando esta criança. Acontece que o padrinho dele é policial e eu já ando avisando há um tempo que vou passar a peteca pra ele. Acho que ele não me levou muito a sério, porque quando veio aqui em casa e eu falei novamente, fez um sorriso do tipo "vai ser moleza" e colocou o Vítor no colo. Veio a primeira pergunta:

- Por que na sirene do carro de polícia, do lado das luzes azuis e vermelhas, tem uma outra luz redonda?

(e eu pensando: tem?? interessante, nunca vi!! kkk Mas fiquei quieta)

E o padrinho explica, pacientemente. Me distraí da conversa deles e de vez em quando eu ouvia uma ou outra questão, tipo "e a Polícia Especial faz o quê?". E fui reparando que o semblante do padrinho já era outro, como um professor se esforçando para procurar o melhor jeito de explicar algo a um aluno. Me deu vontade de rir. Mais tarde, vejo o padrinho falando pro meu pai:

- As perguntas dele foram passando do nível 1 pro nível 2, depois pro 3...

No final o menino já estava convidado pra conhecer o Batalhão em que o padrinho trabalha. E eu estou há exatos 3 dias sem ouvir nem uma perguntinha sobre polícia, que bom! :-)

Meu único medo é que, se as coisas estão assim agora, acho que daqui a alguns anos vou ter que andar com uma enciclopédia a tiracolo!

Rápidinhas

(\_~~ ~ (\_~~ ~(\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~

A revista Crescer sabe mesmo como me animar. O resumo desta semana de gravidez começa assim:

"Nesta fase, voltam a existir alguns sintomas desagradáveis do primeiro trimestre, mantêm-se os do segundo e surgem outros novos".

Preciso de mais alguma coisa??

(\_~~ ~ (\_~~ ~(\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~

O que está acontecendo comigo? Não tenho mais memória! Ando esquecendo de absolutamente tudo o que preciso fazer! Hora de usar a agenda como piercing, só ela pra me salvar mesmo...

(\_~~ ~ (\_~~ ~(\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~

Na primeira gravidez eu não tinha carro, mas parei de dirigir no último mês, não me sentia confiante, mais desligada, menos atenta ao trânsito. E olha que me considero uma boa motorista. Agora estou começando a sentir os mesmos sinais novamente, bem de leve. Acho que em 3 ou 4 semanas vou deixar o carro em casa e usar o marido como motorista particular.

(\_~~ ~ (\_~~ ~(\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~ (\_ (\_~~ ~

Estou gerando um novo post pra colocar aqui, mas como a cabeça não funciona direito, acho que vai demorar... rs

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O tombo


Na última sexta-feira eu não caí. Eu desabei, com tudo. Estávamos só eu, minha mãe e o Vítor em casa e eu na maior correria, arrumando um monte de coisas pra uma festinha que ia ter lá em casa. Precisava pegar uma bandeja em cima do armário e não pensei duas vezes: puxei a cadeira, subi e peguei. O problema não foi subir, foi na hora de descer. O capuz do meu vestido prendeu na geladeira, eu me desequilibrei e vim pro chão, com tudo.

Voei pro meu quarto e deitei na cama, o quadril doendo mais do que tudo. Catei meu livro "O que esperar quando você está esperando", fui ler a parte de tombos. E mandava observar se estava saindo sangue. Não, nada de sangue. E se estava saindo líquido amniótico. Também não, tudo sequinho. Então me tranquilizei e fiquei lá deitada mais um pouco, esperando o quadril parar de doer.

Minha mãe, claro, fez questão de contar pra Deus e o mundo no dia seguinte. E, claro, todo mundo queria brigar comigo, só faltaram me chamar de irresponsável. O que é que as pessoas pensam? Que eu subi na cadeira pensando em me jogar? Que eu queria cair de lá de cima? Acontece que tem coisas que precisam ser feitas e, na hora, nem sempre a grávida se lembra que seu desempenho não é mais o mesmo. Não é teimosia, não é irresponsabilidade. Simplesmente ela não se lembra o tempo todo que o corpo não acompanha mais a mente.

Bem, mas o meu problema foi mesmo muscular. Só dói quando estou deitada, lá do ladinho do cóccix. Nem vou ao ortopedista, porque já fiz isso há cerca de 3 meses e saí de lá frustrada. Não posso tirar raio x (isso eu já sabia), não posso tomar remédios pra dor e não posso fazer fisioterapia. Já que ele vai me dizer pra aguentar a dor, isso eu já estou fazendo agora, não preciso que me digam isso. Dia após dia a dor está diminuindo, então agora é aguardar...

  ©Template designer adapted by Ana by anA.